


A segunda edição da escala de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem – ADL 2, é uma revisão da escala de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem – ADL editada em 2004. A escala ADL foi idealizada e construída com o objetivo de avaliar a linguagem de crianças na idade pré – escolar. A idealização e a construção desse instrumento foi o objeto da tese de Doutorado de Maria Lúcia N. Menezes defendida em dezembro de 2003.
Porque uma revisão na escala de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem – ADL?
A observação no decorrer desses anos das mudanças nas atividades das crianças no seu cotidiano e o aumento da demanda na pré escola e no primeiro ano do ensino fundamental I, apontaram a necessidade de realizar uma revisão na ADL. Soma-se a isto a continua atualização da autora em estudos na área do desenvolvimento da linguagem e seus distúrbios a partir da utilização da ADL na prática clínica, avaliando crianças com queixa de alteração no desenvolvimento da linguagem.
Escala de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem 2 – ADL 2
ADL – 2 avalia a faixa etária 1 a 6 anos e 11 meses.
Composta de duas escalas: Linguagem Compreensiva e Linguagem Expressiva, que possibilitam a avaliação de cada domínio da linguagem, separadamente.
Nesta edição da ADL 2 foi estabelecido um manual de figuras para avaliar a Linguagem Compreensiva e um manual de figuras para a Linguagem Expressiva que contém as figuras para a Observação da Aquisição Fonológica.
A criadora da ADL fala sobre a importância da linguagem. Duração do vídeo: 1 min.
– Escala da Linguagem Compreensiva:
· Faixa etária de 1 a 2 anos e 5 meses: Foram adicionados itens para avaliar: Atenção, Brincar e Gestos.
· Faixa etária de 6 a 6 anos e 11 meses: Foram adicionados itens para avaliar: Consciência Fonológica.
– Escala da Linguagem Expressiva:
· Faixa etária de 1 a 2 anos e 5 meses: Comunicação Social, Gestos, Desenvolvimento Vocal.
· Faixa etária de 5 e 6 meses a 6 anos e 11 meses: Relembrar sentença em um contexto e Nomear Letras.
– Protocolos Complementares:
· Observação da Aquisição Fonológica: Protocolo e ilustrações para observação da aquisição fonológica a partir da idade de 3 anos.
· História Clinica e de Desenvolvimento da Criança. Entrevista com os pais.